sábado, 24 de março de 2012

Dia do circo

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Atividades para o dia do circo


4 comentários:

  1. Oi Gracita,obrigado pela visita,adorei.Estes trabalhos de crochê são todos de autoria de minha tia Márcia,fiz para ela já que ela não gosta muito de computador.Mais meus trabalhos artesanais estão no Lilica,lá é tudo meu,inclusive tem um sorteio lá,passa e participa.Um beijo...Lili.
    http://lilicamoleca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:56

    Oi Lili,
    Por favor dê os meus parabéns para sua tia. Os trabalhos dela são sensacionais. Já estou participando do sorteio. Obrigada pelo convite.

    ResponderExcluir
  3. Amiga que canto mais encantado esse daqui.
    Os pincéis mágicos te recebem com pinceladas de sorrisos e boa energia. Amei.
    Tenha uma 4ª feira iluminada.
    Beijinhos de caramelo.
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:46

    Oi Lua
    Seu carinho é reconfortante.
    Beijinhos mágicos pra ti, amiga.
    Obrigada pela presença e pelas lindas palavras
    Gracita

    ResponderExcluir